domingo, 30 de janeiro de 2011

Campeões nacionais de montanha... no Pico

Campeões nacionais de montanha enfrentam favoritismo russo na Corrida dos Reis.

"Carla Marinho, da Adercus e Rui Muga, do Futebol Clube Mogadourense, são alguns dos atletas que poderão lutar pela vitória na 21ª edição da Corrida dos Reis, que este domingo se disputa na ilha açoreana do Pico.

Contudo, os campeões nacionais de montanha em título vão ter pela frente a forte concorrência vinda de leste. A organização assegurou à última da hora a vinda de dois atletas russos com pergaminhos internacionais. Dimitry Safronov tem como grande referência a medalha de bronze obtida na Taça da Europa da Maratona, obtida em 2010 nos Campeonatos Europeus, e um record pessoal de 2:10:12 horas na distância, tendo sido, também em 2010, segundo classificado na Maratona de Fukuoka, no Japão.


A sua compatriota, Margarita Plaskina, atleta credenciada com 2:28:43 horas à maratona, foi segunda classificada na última maratona de Houston, nos Estados Unidos.


Apesar da forte concorrência, Rui Muga, que pela primeira vez corre no Pico, não esconde que vai lutar para a vitória e explica porquê: “O percurso da prova é propício a atleta como eu, habituados aos sobe e desces, por isso penso que posso levar até tirar vantagem desse facto».

Da mesma opinião é Carla Marinho, vencedora da Corrida dos Reis em 2009. A campeã nacional de montanha reconhece, no entanto, o favoritismo da atleta russa, até pelas marcas que traz como referência, mas ainda assim deixa alguma margem de incerteza: “Tudo pode acontecer, pois o percurso de oitos voltas, oito quilómetros, muito acidentado, pode trazer algumas surpresas. Uma coisa é certa. Irei dar o meu melhor” - esclarece.


Este ano a Corrida dos Reis apresenta um importante contingente de atletas especialistas em prova de montanha, apesar de a prova açoreana não ter, propriamente, essas características. Para além de Carla Martinho e Rui Muga, destacam-se também as presenças de Gonçalo Borges e José Gaspar, ambos do Grupo Desportivo 3 Santos Populares e de Lucinda Moreiras e Márcia Martins, todos eles internacionais portugueses da seleção de montanha.

Helder Santos, dos Cyclones, campeão nacional de estrada de sub-23, é outra dos atletas a ter em linha de conta, assim como Bruno Paixão, de 26 anos, que tem como melhor marca à meia maratona 1:05:43 horas, registo obtido na Meia Maratona de Mérida, prova que o jovem atleta de Portalegre já venceu por três vezes."
(retirado de atletas.net)

Sem comentários: