quarta-feira, 7 de julho de 2010

Europeu de Montanha, Sapareva Banya - Bulgária

Realizou-se no passado dia 4 de Julho, em Sapareva Banya, na Bulgária, a nona edição do Campeonato Europeu de Corrida em Montanha. A prova masculina, de 12,2 km em três voltas a um percurso com o desnível de 685 metros, haveria de ser ganha, pela quarta vez consecutiva, pelo turco Ahmet Arslan, que gastou 46,13 minutos.

Apesar viagem de várias horas até Sapareva Banya, a selecção de Portugal acabou por conseguir uma grande participação no 9º Campeonato Europeu de Corrida em Montanha. Em termos de equipas, a selecção masculina foi 5ª classificada, ao passo que em individuais, e no sector feminino, de destacar a 8ª posição para uma atleta Lusa Carla Martinho.

Mais uma vez, Rui Muga ajudou a nossa selecção a obter um espectacular 5º lugar por equipas em masculinos. De destacar que a selecção portuguesa ficou a apenas a 1 ponto da 4ª classificada, a selecção da Turquia, e a 4 pontos da medalha, isto é, do 3º lugar conquistado pela equipa selecção Espanhola. Ao terminar em 16º, com um tempo de 49m36s, Rui Muga subiu assim 9 posições comparativamente ao último campeonato europeu da especialidade, disputado no ano passado na Áustria.

A selecção masculina fechou a sua classificação com o 16º lugar de Rui Muga: Aires de Sousa, 11º classificado, foi o melhor atleta Luso na prova, seguido de Gonçalo Borges, 15º classificado, e Zé Carvalho, que terminou a prova na 22ª posição.

No sector feminino, de destacar e excelente 8º lugar de Carla Martinho, bem como o 30º de Marcia Martins, o 33º de Carla Galhardo e o 47º de Lucinda Moreiras. Com estas classificações, a selecção feminina de Portugal acabaria por obter o meritório 8º lugar da prova.

Por último, mas não menos importante, de referir o desempenho da equipa júnior, onde Susana Rosa e Sónia Pinto obtiveram, respectivamente, a 17ª e 21ª posição em femininos. O júnior Paulo Mendes obteve um honroso 33º lugar em masculinos.

2 comentários:

António Almeida disse...

Muitos parabéns para todos os atletas portugueses, em especial a Rui Muga (afinal este é o seu espaço) com uma grande melhoria em relação ao ano anterior.
Continuação dessas boas corridas.
Abraço.

ruimuga@correr disse...

Muito Obrigado..
Saudações