quarta-feira, 29 de setembro de 2010

2ª Corrida das Vindimas - Castelo de Paiva

Muito haveria para dizer acerca da 2ª Corrida das Vindimas, realizada em Castelo de Paiva no passado dia 19 de Setembro de 2010.

Numa prova dominada, pelo menos até ao km 11, pelos atletas Aires Sousa, Rui Muga e José Carvalho, o vencedor da 2ª Corrida das Vindimas foi José Sousa. Nos segundo e terceiro lugares ficaram os atletas Carlos Silva e Sérgio Azevedo.

Os atletas Aires Sousa, Rui Muga e José Carvalho classificaram-se em 5º, 6º e 7º, respectivamente.


(clicar para ampliar)

Nota: na imagem acima é possível observar os diferentes percursos efectuados pelos atletas Aires Sousa, Rui Muga e José Carvalho (linha a vermelho) e pelos restantes atletas (linha a amarelo), por volta do quilómetro 11. Segundo os dados GPS, a distância extra que os três atletas em causa acabaram por realizar devido à não melhor sinalização do percurso foi superior a 0.5 km.

CLASSIFICAÇÃO:
Geral Nome Clube Escalão Tempo Filiado Nº

1º JOSÉ SOUSA ARC Águias de Alvelos 1 M45 00:55:11 2308
2º CARLOS SILVA GDC Castelo de Paiva 1 M40 00:55:13 2056
3º SÉRGIO AZEVEDO GDC Castelo de Paiva 1 Elite M 0.55.43 2055
4º VITOR BARBOSA GDC Castelo de Paiva 2 Elite M 00:56:11 2060
5º AIRES SOUSA F.C. Penafiel 3 Elite M 00:57:23 2041
6º RUI MUGA N.A. Matosinhos 4 Elite M 00:58:03 2400
7º JOSÉ CARVALHO N.A. Matosinhos 5 Elite M 00:58:19 2040
8º JOAQUIM BARBOSA GDC Castelo de Paiva 6 Elite M 00:58:21 2292
9º JORGE PÁDUA N.A. Matosinhos 2 M45 00:58:32 2295
10º JOÃO AMORIM F.C. Penafiel 7 Elite M 00:58:41 2916
11º Luís Magalhães Jobra 2 M40 00:59:07
(...)

PS: Numa mostra de solidariedade para com a organização da prova, e porque, como é do conhecimento geral, os tempo são de crise, Rui Muga recusou receber os respectivos prémios, acreditando assim estar a contribuir para melhorar a próxima edição da prova, nomeadamente no que à sinalização do percurso diz respeito.

7 comentários:

AmeliaVieira disse...

Sabes Rui eu ate posso não ser a pessoa ideal para comentar, dado que fazia parte do clube da organização e por isso sabia o percurso apesar de me ter enganado nas duas vezes que o fiz a treinar. No entanto não posso deixar de dizer que sim senhor o percurso estava muito bem marcado, bem melhor que no ano transacto, ano em que o fizeste pela primeira vez e atenção não te enganaste. Também não posso deixar de dizer que me senti profundamente chatiada pela tua atitude ao fim e se eu fosse uma pessoa muito mal educada dizia-te onde poderias colocar as fitas. Mas como não sou apenas te digo isto, não te tornes num atleta arrogante com as vitorias e que pode tudo porque isso só te fica mal. És um bom atleta, com muito para ainda progredir, mas não deixes que isso afecte o teu caracter. Obrigada por ca teres vindo e esperamos contar contigo numa proxima.

Amélia Vieira

ruimuga@correr disse...

A única forma de vencer uma discussão é evita-la..
Saudações

mataternos disse...

Vir alguém querer dar lições de moral e comportamento ético/desportivo através do insulto fácil e gratuito foi coisa que nunca tinha visto.

Imagino, ou talvez não, o que não diria a cara Amélia ao Rui Muga caso fosse uma pessoa "muito mal educada"!

Apoie-se a decisão do atleta.


«Aprendi com José a dizer "não", o que antes não o fazia». «Não a dizê-lo de uma forma agressiva. Mas a reflectir nas coisas de um ponto de vista céptico e a dizer que não às coisas que não funcionam. A olhar para as coisas de uma forma crítica». Javier Muñoz, ex-colega de trabalho de José Saramago

Saudações

mataternos

AmeliaVieira disse...

2 perguntas, 1 promessa e 1 conselho para Rui Muga

Começo por saudar Rui Muga e felicitá-lo pela excelente carreira desportiva.
Peço-lhe também que aceite as perguntas, a promessa e o conselho que lhe formulo, depois de ler no "seu" blog (que acompanho sempre com toda a atenção) a notícia sobre a 2ª Corrida das Vindimas.
Lembra-se, Sr. Rui Muga das afirmações por si proferidas aos microfones da Paivense FM aquando da sua categórica vitória na 1ª Corrida das Vindimas?
Tendo em conta o que disse em 2009, está a ser honesto em 2010? Ou estamos em presença de alguém com dupla personalidade?
Prometo que se existir 3ª Corrida das Vindimas, iremos proporcionar a entrada de atletas paraolímpicos e daremos a possibilidade de cada um trazer um guia.
Aconselho, o Sr. Rui Muga a conservar o sentido altruista demonstrado com a oferta de 60€ à organização de Castelo de Paiva; como atleta, dirigente e organizador, fiquei deveras sensibilizado com o gesto, tenho também a certeza que com este apoio monetário e a ajuda do Sr. em questão, seguramente a eventual 3ª Corrida das Vindimas sairá valorizada.

Um grande abaraço aqui da malta de Castelo de Paiva

AmeliaVieira disse...

quanto ao facto de eu ter eu não ofendido, mostra claramente que o senhor não viu como o sr. rui muga falou e como falou antes de abandonar castelo de paiva. não tenho nada contra ele nem quero ter e muito pouco comprar guerrinhas com quem não tenho confiança. Agora posso-lhe dizer que se alguem falasse para si da maneira como ele falou para todos os que la estavam que era eu e mais alguns atletas do grupo desportivo e alguns da organização iria-se sentir ofendido. Disso pode ter a certeza. E foi isso que mais doeu e digo-lhe que tenho uma certa admiração pela evolução dele mas infelizmente desceu um pouco na minha consideração. mas isso é ca comigo.

Saudações
Amelia Vieira

ruimuga@correr disse...

Mais uma vez..A única forma de vencer uma discussão é evita-la..
Saudações

Trabalhador da luz disse...

Para bem do atletismo, acho que a discussão em torno deste assunto já pode ficar por aqui.
Conheço bastante bem o Muga e sei que ele não é um rapaz arrogante nem com mau feitio, simplesmente terá dito o que lhe ia na alma naquele momento e ninguém pode ficar ofendido por isso.
Também este ano no campeonato nacional de montanha passei pelo mesmo e não tive como evitar não expressar o que sentia, pois como não ficar chateado quando se chega junto da linha de partida sem ter completado a prova e ver sete ou oito fiscais da FPA de braços cruzados a olhar para a infelicidade de um atleta ou sabe-se lá para o quê,sim porque parece-me que alguns andam nestas andanças com pouco profissionalismo.
Acredito que a organização desta prova terá dado o seu melhor, sabendo-se que neste tipo de percurso é muito frequente e normal este tipo de enganos, até porque nas provas de estrada por vezes também acontece.
Contudo neste tipo de provas, por vezes não se coloca ninguém pelo meio do percurso a fim de melhor orientar os atletas, situação que acho primordial para tentar evitar estes acontecimentos desagradáveis.
Qualquer prova de estrada tem pessoas colocadas estrategicamente pelo meio do percurso. Pergunto, como é possível querer organizar bem uma prova de montanha sem fazer o mesmo?
Como falei, para bem do atletismo é importante que este assunto fique sanado.
Para o próximo ano certamente as coisas correrão melhor!